terça-feira, 3 de julho de 2012

Parada de luta e alegria


Em todo o mundo se comemora o Dia do Orgulho Gay, celebrando o direito à diversidade sexual e à liberdade de expressão afetiva por parceiros de mesmo sexo. A data faz referência ao dia 28 de junho de 1969, quando os homossexuais que frequentavam o bar Stonewall Inn e imediações, em Nova Iorque, resistiram à repressão policial. Tinha início a mobilização dos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, organizando-se em grupos militantes pelos direitos civis nos Estados Unidos da América e em vários países do mundo.


Os embates políticos se espalharam gerando o que se chamou de movimento de minorias, agrupando o movimento gay, o movimento negro e o movimento feminista contra a sociedade machista, racista e discriminatória. A sexualidade libertária eclodia com força arrebatadora, questionando os padrões morais cristãos e patriarcais.

Como uma de suas manifestações, as Paradas LGBT (de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) ocupam as ruas das principais cidades do mundo com a força política da visibilidade, da presença que ratifica a existência incontornável. A alegria própria das paradas, sem dissociar-se de seu caráter político, agregou a população não só homossexual a essa causa justa e urgente pela conquista de civilidade.

Com espírito festivo e orgulho de ser, comemora-se nesse 1 de julho em João Pessoa mais uma parada LGBT. Portanto, todos à praia do Cabo Branco para formar essa força irresistível do avanço dos direitos civis.


Henrique Magalhães <henriquemais@gmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário