sábado, 25 de setembro de 2010

Marca de Fantasia investe na produção digital

Desde que surgiu em 1995, a editora Marca de Fantasia segue as mudanças que se impõem nos campos editorial, tecnológico e comportamental. Dos recursos rudimentares da efervescente época dos fanzines, chegou à impressão a laser e offset, procurando alcançar o melhor nível na perspectiva de produzir com qualidade editorial e baixo custo.

Um passo importante, diria fundamental, foi sua inserção na internet, ampliando horizontes, queimando etapas e suprimindo intermediários. Com o sítio atualizado mensalmente – às vezes duas ou mais vezes ao mês – a editora chega rapidamente ao leitor, pratica a venda direta a preço de custo e diversifica sua gama editorial.


Sempre atenta às inovações, a editora começa a vislumbrar a consolidação de uma nova forma de produção, que fomenta um produto novo, para atingir o leitor que também se mostra aberto às mudanças rápidas, quando não vertiginosas. As edições virtuais, ou eletrônicas, prometem ocupar um largo espaço no campo da editoração, e a Marca de Fantasia já está presente nessa nova realidade.

De forma experimental, lançou alguns livros e álbuns de quadrinhos em arquivos digitais para serem lidos no computador ou em qualquer veículo que dê suporte ao formato pdf. São muitas as vantagens desse tipo de edição: o penoso processo editorial de impressão e montagem das publicações é substituído pela edição digital, que por ser mais rápida, pode intensificar o número de novas publicações. O custo de produção cai praticamente zero, reduzindo-se à assinatura do provedor. Para o leitor isto traz a vantagem de ter o livro por um preço ainda menor que o praticado para a edição impressa, já que a publicação pode ser replicada indefinidamente.

Para o padrão editorial da Marca de Fantasia, as edições impressas tinham que ser em preto e branco, com número limitado de páginas. Com a edição virtual, dispõe-se de outros recursos inerentes ao meio, como a utilização de cores e a navegação por hiperlinks, tornando a leitura mais dinâmica.

A Marca de Fantasia passa, então, a trabalhar com duas formas de edição: as impressas, veiculando as obras em quadrinhos; as virtuais, para os livros de ensaios sobre História em Quadrinhos, Artes, Comunicação, Cultura Pop e afins. Estamos cientes que o público de quadrinhos conserva um forte apego à materialidade das revistas e álbuns, e manteremos essa característica. Para o público acadêmico, cada vez mais habituado aos avanços tecnológicos, os livros teóricos no formato digital são uma vantagem, pelas inúmeras possibilidades oferecidas pelo formato.

Henrique Magalhães
18/07/10

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